BRASIL X INGLATERRA: GUERRA SANTA NO JAPÃO
por Marcelo Dias (editor interino)
diasmarcelo@hotmail.com
Se o Brasil se livrou dos diabos belgas, agora se prepara para uma guerra santa. Nós temos São Marcos defendendo nossos paus e eles, São Jorge, o santo guerreiro, representado com sua cruz na bandeira inglesa. Em compensação, temos também São Sebastião, que, reza a lenda, entrou no campo de batalha para auxiliar Estácio de Sá nas lutas contra os franceses em 1565, aqui no Rio de Janeiro.
A realeza britânica conta ainda com Saint James, o santo que dá nome à corte da rainha Elizabeth II. Os ingleses também estão acostumados a guerras santas. O rei Ricardo Coração de Leão foi um dos maiores entusiastas das cruzadas contra os mouros e, como conta a mitologia daquelas ilhas, os cavaleiros da távola redonda, a mando do rei Arthur, percorreram o mundo em busca do Santo Graal, o cálice sagrado usado por Jesus Cristo.
Para botar mais lenha na discussão, há quem garanta que Deus é brasileiro. Na dúvida, resta a certeza de que, pelo menos, o papa é carioca! Mas, cá entre nós, vai dar Inglaterra 2 a 0...