A NOITE ALUCINANTE DE SAM RAIMI
por Marcelo Dias (editor interino)
diasmarcelo@hotmail.com
Muitos não gostam, mas eu adoro. Eles são nojentos, mal-feitos, repletos de defeitos especiais risíveis e com histórias sem pé nem cabeça. Aliás, muitos personagens costumam terminar assim mesmo. Falo dos filmes trash, podreira mesmo, daqueles que a Rede TV! mostra de madrugada no Cine Terror. Antigamente, a CNT mostrava também, variando com filmes softpornôs brasileiros e italianos (isso será assunto para outro dia). Dia desses, passava um sobre besouros que peidavam fogo
Um desses filmes, no entanto, é es-pe-ta-cu-lar. Na verdade, é uma trilogia: Uma Noite Alucinante (Evil Dead), do hoje renomado Sam Raimi, diretor de Homem-Aranha e Darkman. Há quase 20 anos, o cara juntou um punhado de dólares, 10 mil, se não me engano, e arregaçou as mangas. O sujeito fez milagre! Se você gostou do que viu em Homem-Aranha, com orçamento de US$ 110 milhões, vai delirar com o que o glorioso Sam fez com um orçamento inferior a um milésimo disso.
A história era mais ou menos o seguinte: um grupo de jovens (só pra variar) é obrigado a passar a noite numa cabana no meio de uma floresta. Só que a casa tem uma espécie de passagem para o reino do Coisa Ruim. Sucede-se então uma série inimaginável de monstros tão hilários quanto os de A Noite dos Mortos Vivos (Cérebros, queremos cérebros!, lembram-se?).
Um dos momenntos mais engraçados é quando um dos bichões morre e, na falta de recursos técnicos, os caras improvisaram o monstro se desfazendo usando sabão em pó! Isso mesmo! Sabão em pó, e em câmera lenta, com umas lesminhas e baratas gosmentas correndo pra lá e pra cá. Podreira pura! Nada tão pesado quanto a mocinha que é estuprada pela raiz de uma árvore possuída por espíritos malignos.
No final das contas, surge o mocinho, que era o Bill Pullman, se não me falha a memória. O cara dá um jeito de acabar com os monstros, que vinham do porão da casa, só que se dá mal e vai parar no passado, num reino infestado de criaturas sinistras e sem uma mão. É... um dos monstros vomita nele e a mão do cara dissolve. Vieram outros dois filmes, mas que nem se comparam ao primeiro da série.