O MELHOR ATAQUE É A DEFESA. SERÁ?
O prefeito Cesar Maia evocou o artigo 136 da Constituição, que prevê o estado de defesa, que dura 30 dias. Os brasileiros nunca ouviram falar nisso. O tal artigo 136 precede o 137 (dãããã!), que é mais assustador ainda, ao estabelecer o estado de sítio, detalhados nos artigos 138, 139, 140 e 141. Disso, os brasileiros só conhecem de ouvir falar no passado do Peru e atualmente da Colômbia, que tem 40% de seu território nas mãos das Farc, onde são comuns os atentados terroristas.
"O crime organizado quando tem espaço para crescer atinge o estágio do terror. Isto é um ato de terror e exige um movimento do governo federal no Rio. Vou pedir ao presidente hoje à noite que decrete o estao de defesa no Rio", declarou Cesar Maia.
"Já declarei que não adianta fica com a questão do empurra-empurra. Somos todos responsáveis. Dentro desta visão, vou ver se o estado de defesa é o melhor caminho ou qual é o melhor caminho. Medidas enérgicas terão que ser tomadas. E serão tomadas. Não dá mais. Isso é inaceitável", afirmou depois o presidente Fernando Henrique Cardoso.