RASGARAM A ENCICLOPÉDIA!
por Marcelo Dias (editor interino)
diasmarcelo@hotmail.com
Internauta, definitivamente, não entende nada de futebol! Depois de escolherem Maradona como o maior jogador de todos os tempos, ignorando solenemente a existência de um tal de Edson Arantes do Nascimento, os navegadores da rede me vêm agora com a seleção de todos os tempos. As duas votações foram promovidas pela Fifa, outra anta nos assuntos da bola. Pois bem. Não é que as bestas elegeram Rrrrrrrroberrrrrto Carrrrlos (como dizia aquela morenaça linda, de olhos verdes, do comercial da Rider) o maior lateral-esquerdo de todas as copas?!
Peraí! E o Júnior Capacete, maestro do meu Mengão, campeão mundial interclubes com Zico, Andrade, Leandro, Nunes e cia, integrante daquele fantástico escrete canarinho de mestre Telê Santana em 1982? E o Nilton Santos, a Enciclopédia, o maior dos maiores, bicampeão mundial em 1958/62 com Pelé, Garrincha, Zagallo, Vavá, Zito, Didi e cia? Como diria o Gérson, é brincadeira! Que qué isso, minha gente?!! Incrível como essa garotada de hoje (sobretudo a européia, visto que tiveram a audácia de barrar Zico, Gérson, Didi e Garrincha para escalar Zidane e Baggio, por exemplo) desconhece os grandes craques do passado: Di Stéfano, Puskas, Rummenige, Lato, Boniek, Marco van Basten, Cruyff, Bobby Moore...
Tá certo que se lembraram de Platini, Yashin e Beckembauer, era o mínimo que poderiam fazer. Mas daí a enfiar Zidade e Baggio?! O que eles fizeram? A França ficou de fora de duas copas seguidas e, se não fosse a anfitriã em 1998, ficaria mais tempo na fila de espera. E o Baggio, que isolou o pênalti decisivo que nos deu o tetra em 1994? E onde estavam os brasileiros, que deixaram uma seleção dessas ser escolhida assim, sem mais nem menos? Romário e Pelé (of course!) estão lá. Boa parte de seus votos vieram da Europa, mas a maioria veio dos jovens daqui. Cadê a massa rubro-negra que deixou o Galinho de Quintino de fora dessa?
E a Fifa, que deixou de incluir tanta gente boa em sua cédula imaginária de votação? A entidade-mor do futebol foi a primeira a atentar contra o nobre esporte bretão! E aposto que se essa votação acontecesse daqui a quatro anos, ia ter neguinho votando em Diouf (Senegal), Ahn (Coréia do Sul) e no amarelento Rivaldo (argh!). Esse, pelo menos, dançou na lista.
Eis os "convocados" pelo técnico Sobrenatural de Almeida (sim, somente ele poderia convocar tal time): Yashin (RUS), Beckembauer (ALE), Maldini (ITA), Roberto Carlos; Platini (FRA), Maradona (ARG), Zidane (FRA), Baggio (ITA); Cruyff (HOL), Pelé e Romário. Será que Maldini e Zidade estariam nesse time se a votação fosse no final do ano, após o fracasso de Itália e França nesta Copa? Outro detalhe: tirando Yashin, que brilhou nos anos 1960, todos os outros jogaram de 1970 pra cá. É... não é só o brasileiro que tem memória curta...