ELEIÇÕES 2002 - GRANDE PICADEIRO BRASIL
Voltando à séria série "Eleições 2002". Dizem as más línguas (e as boas também) que, se cobrir Brasília com uma lona, surge um circo. E é verdade. Tem muita gente querendo aparecer num picadeiro. Eis alguns dos palhaços que tentaram uma vaga na Câmara dos Deputados. Um deles é o servidor aposentado Clemente Sebastião de Almeida Campos, vulgo Ó Clemente. O sujeito se lançou pelo PHS e colocou um outdoor chamando os católicos para a guerra contra os evangélicos. Dizia que, primeiro, chutaram a santa e depois chutariam os católicos. Quase foi eleito, com 20.748 votos.
Outra figuraça que apareceu foi o Zoinho, do PSC. Já pensaram? O cara liga a TV no Jornal Nacional e tá lá o Zoinho com seu discurso inflamado na tribuna da Câmara. Fala sério... O pior é que o sujeito, que também atende por Jorge de Oliveira, teve 14.526 votos e chegou a estar na frente do Eurico Miranda durante a apuração. Houve ainda quem quis se dar bem às custas dos outros, como o Antônio José Papera de Azevedo, também do PSC, o partido do peixinho. Quem vir esse homem na rua pode cobri-lo de porrada. O cara cometeu o sacrilégio de usar o nome Zico em vão. Teve 9.617 votos.
Isso tudo sem falar na Tia Virgínia, correligionária do Ó Clemente, com seus 1.117 votos. O Mauri do Caminhão (PT do B) também tentou, se desgovernou do meio do caminho e ainda teve 1.239 pessoas que sufragaram a seu favor. Ecologista, o Limão (PV) também tentou tirar uma casquinha, mas nem pôde se contentar com o velho ditado: "Se a vida te der limões, faça uma limonada". Como era só um limão, não deu pra fazer limonada para os 641 indivíduos que votaram nele.
Houve também o João Vicente Goulart, filho do presidente João Goulart. Candidato pelo nanico Partido Geral dos Trabalhadores, coligado nacionalmente com o PSB de Garotinho, Janguinho teve 8.529 votos. Outra candidata conhecida da galera bem que tentou se eleger. Não conseguiu, mas conseguiu aparecer. Marinara conseguiu 1.487 votos. Candidata pelo PL dos bispos Rodrigues e Macedo, arranjou confusão porque apareceu de lingerie na TV, com a Bandeira Nacional ao fundo e só não ateou mais fogo ainda porque foi censurado o último segundo do clipe dela, que teria uma imagem da moça de calcinha e sutiã.
Mas no quesito "apelidos estapafúrdios", ninguém superou o Hilson Rodrigues Barcelos, o Kookum, do PL. Teve 169 votos e tomou no kookum. Fechando a lista, em último lugar, na 602ª posição, o Alex Yoong da eleição: Renato Locutor (PTN). Faltou gogó para se eleger e, pelo número de votos que teve, ficará sem emprego por falta de audiência. Só 30 pessoas votaram nele.
Agora, um sujeito que vota no Palhaço Pipoca não tem o menor direito de reclamar dos excelentíssimos vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidentes eleitos.
Como diria Fausto Fawcett: Marinara, explode coração!