This page is powered by Blogger.



Robinson Crusoé`s Island

Frase de garrafa:
Zico é meu guia e nada me faltará!
Sabedoria rubro-negra

Mundo urgente! - 2ª edição
Neguinho abre o olho para não ir pra rua em Portugal


Mais uma da terrinha, ó pá! Desde outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, província de Portugal, está instalando 15 aparelhos ópticos para controle de assiduidade dos servidores públicos através da leitura da íris. A novidade é tratada como uma revolução na terra de Cabral e de Camões. A engenhoca é chamada de sistema de identificação biométrica e reconhece as pessoas pela íris, mesmo que se esteja usando lentes ou óculos.

Esse tipo de coisa já vem sendo testado na Inglaterra, no aeroporto de Heathrow, o principal das ilhas e um dos maiores do mundo. Dizem os entendidos que, num futuro próximo, esse será o principal meio de identificação. Além das impressões digitais, a íris do olho seria a outra parte do corpo única em cada individuo. Cada um tem a sua. Nem mesmo gêmeos têm em duplicata. A máquina foi usada também na última Copa do Mundo.

Mas voltando a Portugal, a turma de lá está animada quanto ao sucesso do novo brinquedinho, que promete a acabar com a festa dos gazeteiros (uau, termo bacana esse!). Ou seja: neguinho lá tem que abrir o olho para não ir pro olho da rua. Literalmente.

"Vai funcionar como relógio de ponto, para controle da assiduidade dos nossos funcionários e como sistema de segurança", disse o secretário administrativo da Santa Casa, Leite Pereira, já se antecipando às queixas dos faltosos: "Quem cumpre com o horário de trabalho não tem nada a recear".

Se a moda pega no Brasil... Aliás, já chegou, como me alerta a Renata, que me conta: a geringonça está na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Engraçado... Nunca a vi. Mas tem um detalhe: só funciona para visitante, deixando os ilustres deputados, seus assessores e demais funcionários públicos de fora. Ah, bom!



Abre o olho, malandro!

Robinson Crusoé's Island©2002, All rights reserved. Se você chegou até aqui, sabe-se lá como, seja bem-vindo à minha ilhota perdida no meio deste oceano cibernáutico chamado internet.

Sou carioca, jornalista, flamenguista e meio maluco das idéias. O Robinson Crusoé não está no momento. Foi passear com o Sexta-Feira e não voltou ainda. Achei meio esquisito, mas achei melhor perguntar nada... Aqui, você verá de tudo: futebol, política, atualidades, sacanagem e, sobretudo, etc. Aproveite sua estada e volte sempre! Au revoir!