Mundo urgente!
Vagas abertas para entrar pelo cano na Antártida
Tempos bicudos esses. Tão bicudos que neguinho tá disposto a encarar qualquer fria pra descolar alguns trocados. É nesse contexto que a British Antarctic Survey (BAS) — a mesma empresa que descobriu a diminuição na camada de ozônio — está oferecendo 15 vagas para encanadores que queiram trabalhar para impedir o congelamento de suas instalações na Antártica. A proposta: passar 18 meses em suas bases e navios perto do Pólo Sul, onde as temperaturas já chegaram a 81 graus Celsius negativos, recorde mundial. O salário: 30 mil libras por ano. Prum brasileiro, seria bom negócio. Já prum inglês, não. Na terra da rainha, um encanador tira até 80 mil libras por ano. Pra compensar, a turma do BAS joga a lorota que a paisagem é deslumbrante.
- É tão remoto e você tem a sensação do quanto é insignificante no mundo - disse a porta-voz do BAS, Athena Dinar, ao jornal "Independent". - Não tem barulho e ninguém mais lá. Aquilo pode trazer lágrimas a seus olhos.
Sobre a tal paisagem, os bombeiros hidráulicos pra pingüim verão algo semelhante a esta foto tirada no Alasca, onde se vê o fenômeno conhecido como aurora boreal. Na Antártida, se chama aurora austral.
Então, tá a fim de entrar pelo cano, numa tremenda gelada?