Mundo urgente! 2
Gelo cai do céu em Portugal
Meteorologistas lusitanos estão às voltas com um mistério há oito meses. Desde setembro, ninguém descobriu como misteriosos blocos de gelo de 20kg despencaram sobre os vilarejos de Tomar e Pedrógão, em Portugal. Não, anta. Não era granizo. Só se fosse de um iceberg voador! Segundo o
Correio da Manhã, o caso não se enquadraria nem entre fenômenos meteorológicos nem entre astronômicos. A aeronáutica também descartaram a hipótese de o gelo ter caído de aviões. O primeiro bloco de gelo caiu num terreno em Pedrógão Grande e o segundo, sobre o telhado de uma casa em Sabacheira, distrito de Tomar.
De acordo como o meteorologista Pinto Coelho, em condições atmosféricas muito violentas, “o máximo que se forma é saraiva, com dimensões semelhantes a ovos de pomba”. Já o astrônomo Máximo Ferreira rejeita a possibilidade de se tratar de fragmentos vindos do espaço: “Se nem uma pedra cá chega, por que se incendeia, muito menos um bloco de gelo”.
Sem explicação a dar sobre o gelo que cai do céu (será o Espírito Santo?), os portugas esperam que o fenômeno se repita. Pra mim, é mais uma piada de português, como a do já consagrado teste de mamografia por satélite. Vai nos primeiros arquivos da ilha que a história tá lá. É hilária.
Gelo nas idéias em Portugal