Mundo urgente!
Danny Glover é o fóssil mais velho do mundo
E descobriram os fósseis da raça humana mais antigos do mundo. O lance aconteceu na Etiópia, aquele país fudido lá da África que neguinho só conhece por causa daquela música We are the world, com Michael Jackson, Steve Wonder, Lionel Ritchie e outras feras dos 80s. Pois bem. Uma equipe da Universidade da Califórnia foi lá e desenterrou a ossada de dois manés e um moleque que andaram por aquelas bandas há 160 mil anos, na vila de Herto, a 225km da capital, Addis Abeba. O malandro mais velho foi chamado de Homo sapiens edalus, o que, no dialeto afar, significa homem velho. Pra mim, olhando bem o desenho da figuraça, tem outra tradução: Danny Glover. Igualzinho!
Segundo os cientistas, o trio seria o elo que faltava entre os hominídeos africanos e os primeiros homens modernos e provaria que o homem moderno conviveu com o de Neanderthal, fortalecendo a teoria de que os seres humanos surgiram e evoluíram na África, antes de espalharem-se para outras partes do planeta.
- Agora temos uma grande seqüência de fósseis que mostra que evoluímos na África e não em todo o globo - disse Tim White, paleoantropólogo da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, que chefiou a equipe.
Em dois artigos publicados na revista científica britânica "Nature", White e pesquisadores da Etiópia e outros países descrevem os fósseis, que foram achados junto a antigas ferramentas e restos de grandes animais. Pedaços do crânio e dentes de sete outros indivíduos também foram encontrados. O crânio mais completo é o de um homem adulto, com dentes altamente desgastados.
- Os fósseis da criatura que chamamos Homo sapiens edaltus são únicos porque são os mais próximos do homem moderno - disse Berhane Asfaw, palentólogo do Serviço de Pesquisa do Vale do Rift, na Etiópia.
Como seria o velho Edalus, algo como o preto véio ou o Danny Glover...
Agora, ou o malandro tomou uma porrada ou um tirambaço de fuzil na fuça...