Urubu vingador
Futebol é mesmo uma paixão nacional. E como todo e qualquer sentimento arrebatador, desprovido da mínima razão. Somente a ausência total de racionalidade pode explicar um pensamento que toma conta de colunistas e torcedores rubro-negros hoje, horas após a deliciosa vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, no Maracanã. Desfalcado, o Flamengo jogou bem melhor contra o Vasco (2 a 1) e ontem também. Sem Júlio César (apesar do reserva Diego pegar muito no gol), Athirson (cuja ausência atualmente é reforço), Edilson e Felipe (este sim faz falta), o Mengão sapecou o campeão da Copa do Brasil, que também estava sem o vagalume Alex e o zagueiro Edu Dracena. Se com o time completo, o Flamengo não é essas coisas, imaginem desfalcado. Pois não foi que Zé Carlos, Jean e Jonatas não tomaram conhecimento dos mineiros?
Mas aí, pensando bem e voltando algumas rodadas no tempo, encontraremos um Flamengo no topo da tabela, com o ataque formado por Zé Carlos e Jean, antes da contratação de Edilson. E antes de Athirson confirmar que voltaria mesmo para a Juventus no final deste mês. Aí, é somar um mais um e ver que fora de forma, Edilson está mais para um peso morto lá na frente. E mercenário, Athirson deveria ser jogado aos tubarões, já que vem se poupando descaradamente para chegar à Itália sem problemas físicos. Enfim, é hora da prata da casa mostrar seu valor. Mas qual é a razão para o Flamengo jogar bem quando desfalcado? Sei lá. O reserva do Athirson é o Cássio. Zé Carlos e Fernando Baiano disputam o banco do Edilson. Acho que a disposição dos homens de frente e os passes certeiros do Jonatas é que vêm fazendo a diferença.
Bom, o que importa é que o Mengão saltou sete posições e agora é o oitavo, a cinco pontos do líder, o próprio Cruzeiro. E poderia estar na liderança, não fossem os ridículos empates com Coritiba, Guarani e Goiás.
Pra completar o dia de glórias rubro-negras, o Japão derrotou a Nova Zelândia ontem, por 3 a 0, pela Copa das Confederações. Não entendeu? Os japinhas são treinados pelo deus-mor da Gávea, Zico. E se a final for Brasil x Japão, nem vou pensar duas vezes. Vou torcer pelo Zico!
Festa de Jonatas no fechamento do caixão do Cruzeiro: 3 a 0