Tá na cara!Tem gente que pesquisa a cura do câncer, clones, tratamentos para calvície e os que têm cara de quem quer dar ou comer alguém, como fizeram cientistas das universidades de Durham, Saint Andrews e de Aberdeen, no Reino Unido. A turma pesquisou 700 heterossexuais na casa dos 20 anos e constatou que a maioria das pessoas pode adivinhar observando apenas o rosto de alguém se ela ou ele está a fim de um relacionamento sério ou de olho apenas em uma transa. Dentre os indícios estudados, estão a forma da mandíbula, o tamanho do nariz ou a forma dos olhos.
Não, não é brincadeira! O troço é tão sério que foi publicado na revista "Evolution and Human Behaviour". "As pesquisas anteriores já mostraram que os indivíduos podem conceber uma opinião sobre alguém a partir de seu rosto e assim saber, por exemplo, seu estado de saúde e inclusive certos traços de sua personalidade, como ser introvertido", explica Ben Jones, que trabalha no laboratório de pesquisa sobre o rosto na Universidade de Aberdeen. "Nossa descoberta vai além porque revela que os indivíduos podem adivinhar as intenções românticas de seus pares a partir de sinais sutis detectados no rosto", afirma.
Dessa forma, os homens com traços viris, como a mandíbula quadrada, o nariz grande, foram considerados "Don Juans", predispostos a relações amorosas curtas. Já o mulherio mais propenso a umazinha é o mais atraente para os homens e mais bonito para as mulheres. Bom, algo meio óbvio essa última parte, né?
É cada coisa...